Downloads


Afinal, o que é MIDI?

Lembram-se daquele velho sonho do músico que queria ser o seu próprio baterista, baixista, guitarrista, etc? O midifile veio para isso. Quando você está produzindo os seus arranjos, é você que vai “tocar” a bateria, ao seu gosto ou seguindo o original, e todos os outros instrumentos que forem necessários para a música. Cada detalhe, virada, solo, slap, “groove” e outros, você vai ter que fazer, se quiser que o seu arranjo fique bonito. Não tem moleza. Agora, o programa para a produção em computador memoriza tudo o que você tocou, nota por nota, acorde por acorde e depois executa de volta quando você dá play. Mas, não é só isso. O midifile vai estar fazendo o papel dos músicos tocando, mas você vai ter que dar a cada um deles o instrumento que ele precisa. E é aí que está a diferença entre os equipamentos. Se você conecta a esses “dedos invisíveis” do midifile que estão executando aquilo que você programou, a uma fonte de som ruim (módulo de timbres ou teclados de baixa qualidade), a bateria vai ficar com um som ruim, o baixo, o violão, enfim, todos os instrumentos soarão feio, comprometendo todo o seu trabalho.

Portanto, se que mais qualidadde na execução, você vai precisar de uma boa fonte de instrumentos, Módulo de som (daqueles de rack, por exemplo) ou um teclado de alta qualidade.

Um bom exemplo de midifile são os teclados com ritmos automáticos. Todos os acompanhamentos que vem nesses teclados são produzidos na mesma concepção do midifile e transformados em “estilos”. Ou vocês pensam que a mão esquerda do tecladista é milagrosa, capaz de reproduzir às vezes com apenas 1 dedo, os balanços da sanfona, o ritmo da guitarra, a levada do baixo, bateria, etc, tudo ao mesmo tempo? Alguém programou aquilo, bem ou mal feito, dependendo da capacidade do músico programador. Mas é lógico que a mão direita vai fazer a diferença, já que muitos solos de metais, sanfona etc, são feitos na hora e aí entra o talento de cada um. Mas o acompanhamento do ritmo automático é o “playback” dos tecladistas, e isso jamais vai tirar o mérito de cada um. Então é isso, meus amigos. Vamos relaxar! Cada um usa as ferramentas que sabe ou pode usar, sempre procurando oferecer o melhor de si para o seu público. Se é voz e violão, voz e piano, voz e pandeiro ou voz e teclado multiitimbral com midifiles, não importa. Cada um tem sempre algo de bom em si mesmo para ser oferecido àqueles que gostam do seu trabalho. O mais importante é sempre dar o melhor de si mesmo.



Algumas diferenças entre “PLAYBACK” e “MIDIFILE”. Na concepção livre da palavra, ambos tem a mesma função. Playback traduzido livremente é tudo aquilo que é tocado (play) ao fundo (back) para servir de acompanhamento para o cantor. Mas você tem que cantar, senão, vira dublagem, o que é outra coisa. O “playback” está disponível em várias formas. Antigamente as gravadoras disponibilizavam, a pedido do artista, todo o acompanhamento da música sem a voz principal para o artista utilizar na TV ou mesmo em pequenos shows onde não cabia uma banda. Essas gravações vinham em fita cassete, pequenos rolos e outros meios. Hoje, com o formato MP3, é mais fácil de se carregar em pendrives e reproduzir. As desvantagens do playback em forma de áudio comum (gravação) são muitas. A qualidade do áudio varia muito e tem uma ainda mais grave: Experimente subir ou baixar 3 tons (6 semitons) do arquivo original. Fica uma bela porcaria. Não dá para usar. As únicas vantagens que eu vejo são (em um arquivo de boa qualidade, é claro) todos os instrumentos são reais e gravados em estúdio. Alguém já gravou pra você, você não precisa se preocupar nem com os backing-vocals!. Em resumo: o playback em áudio é uma gravação comum. Você pode ouvi-la no som do seu carro, ou no som da sua casa.

Citação de um grande músico e parceiro Como explicar MIDI de uma forma mais simples

Download de DEMONSTRAÇÕES de Nosso Trabalho

Atualizado em JUNHO / 2018

Essas midis são feitas sob encomenda, muito diferente das se encontram na Internet.

Clique e compare com alguma que já tenha, e perceba a diferença!

Para que possa melhor analisar e comparar a qualidade sonora, disponibilizamos demo de duas músicas nos 3 formatos: MIDI, PLAYBACK Simples E SAMPLER.

Intérprete / Música
Playback Simples
MIDI
Playback SAMPLER
Bonde do Forró - Vira e Mexe
Simone - Existe um Céu

 

Abaixo disponibilizamos DEMOS de algumas das MIDIS produzidas por prestadores de serviço da Central Midi, dos mais diversos estilos e ritmos, para que você possa avaliar a qualidade do nosso trabalho!

*Salientamos que, essa seção é apenas amostral pois produzimos midis constantemente!

 

**Para Localizar/Pesquisar alguma música ou intérprete, tecle CTRL + F

 

Clique no nome da música para baixar!

Ordem de Classificação: INTÉRPRETE / Música

Últimas:

Anteriores:

Internacionais: (em Inglês)

Clique na nota abaixo para baixar as músicas inéditas

CentralMIDI

Copyright © 2017